Google Search para Android começa a falar em português

O assistente Google Now já funcionava em português desde seu lançamento, mas a pesquisa por voz do Google Search para Android ainda não falava o nosso idioma – se você perguntasse algo como “Qual é o presidente do Chile?”, teria a resposta em texto, mas não o retorno em áudio. Isso está mudando: uma atualização liberada ontem pelo Google adicionou suporte a fala em português, ainda que de forma bem precária.

 

A partir de agora, você poderá fazer perguntas como “Qual é a moeda da Argentina?”, “Qual é a população da Coreia do Norte?”, “Quem são os fundadores do Google?”, “Quanto é três dividido por oito?”, “Qual é o comprimento da Ponte Estaiada?” ou “Qual é a idade de Silvio Santos?”. Além de exibir a resposta direta, assim como acontece na interface web do buscador, o aplicativo responderá em áudio.

google-search-voz-portugues

Infelizmente, a fala é bastante robotizada: ela ainda está muito longe de ter a naturalidade da versão americana ou até mesmo da voz do Google Tradutor. Além disso, o assistente ainda não entende perguntas e comandos mais avançados – ainda não é possível ligar o despertador ou encontrar estabelecimentos próximos a você, por exemplo. Antes de falar qualquer coisa, também é necessário tocar no ícone do microfone – na versão em inglês, basta falar “Google!” para ativar o reconhecimento de voz.

O Google Discovery, que descobriu a novidade, lembra que Hugo Barra afirmou no evento de lançamento do Nexus 4 que o Google muito em breve passaria a responder, com voz, em português. Como o Android já possui reconhecimento de voz em português, inclusive offline, e o Google já tem uma voz mais natural em português no Google Tradutor, parece ser apenas questão de tempo até que o Google lance outra versão com suporte completo ao nosso idioma – antes do Siri e do S Voice.

Fonte: TecMundo

Comments are Closed