Indicadores que todo empreendedor deveria conhecer

Lucratividade

O percentual do lucro de uma empresa pelo faturamento em um determinado período ajuda a entender o caminho do negócio. “A maior parte dos empresários controla muito as vendas e não o lucro”, diz Galhardo.

Se a empresa tem faturamento dentro do esperado, mas não sobra dinheiro significa que há um problema de gastos. “Tem que ir na parte de custos e tentar resolver”, sugere o especialista. Pesquise sobre a lucratividade média do seu setor e da concorrência para avaliar se o negócio está indo bem.

Nível de Endividamento

Outro fator que merece atenção do empresário é o nível ou grau de endividamento. Muitas vezes, a empresa fecha no positivo, mas o pagamento de juros e dívidas consomem mais do que o lucro. “No Brasil, como o crédito é caro, é importante ficar de olho no nível de endividamento. O ideal é não trabalhar com banco, mas isso acontece e tem que ter um controle muito rigoroso dos empréstimos”, ensina Kalaf.

Recebimentos

Ainda com os dados de faturamento em mãos, é importante compará-los com os de recebimento. “Faturamento é diferente de recebimento. Muita gente acha que vendeu bem, mas às vezes não está recebendo”, indica Galhardo. Ou seja, se o empresário vende muito a prazo ou sofre com inadimplência, pode haver esta diferença. “O ideal é ter o recebimento mais perto possível do faturamento”, diz.

Para resolver este problema, é preciso fazer uma varredura nos inadimplentes e criar um programa de cobrança mais eficiente.

Fonte: Exame

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