Receita Federal estuda liberar a declaração do IR por smartphone e tablet

A Secretaria da Receita Federal anunciou que  pretende, futuramente, permitir que as pessoas façam a sua declaração do imposto  de renda através de aplicativos especiais para smartphones e tablets. O órgão  também divulgou que o seu app para Android e iOS foi atualizado, apresentando  novas funções.

De acordo com a  coordenadora de Sistemas da Coordenação de Tecnologia da Receita, Maria Rita de  Abreu, existem protótipos para um aplicativo de Android e iOS que permite que os  contribuintes façam a sua declaração do imposto de renda. No momento, o órgão  estuda medidas em relação ao sigilo e proteção dos dados dos cidadãos, mas isso  deve ser contornado no futuro.

Enquanto isso  não acontece, o app para smartphones e tablets da Receita Federal recebeu uma  atualização, que permite efetuar a simulação de cálculo do imposto de renda. Até  recentemente, era possível apenas realizar a consulta de CPFs e restituições do  IR. O aplicativo para Android já está atualizado, enquanto os donos de iGadgets  deverão esperar alguns dias para receber a atualização.

Fonte: Agência Brasil

Comments are Closed